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Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação “Acolhida na Colônia” - SC/Brasil Rev. Econ. Sociol. Rural
Fantini,Andrea; Rover,Oscar José; Chiodo,Emilio; Assing,Lucilene.
Resumo: Muitos agricultores familiares ligados à associação de agroturismo “Acolhida na Colônia” (AC) produzem alimentos orgânicos em quantidade superior à venda no estabelecimento. O presente artigo analisa a orientação deles ao mercado, testando a hipótese de que a procura por outras possibilidades de venda poderia aproveitar a relação que eles já construíram com os consumidores, adotando uma abordagem de marketing de relacionamento. Foi pesquisada a relação dos agricultores familiares com os circuitos curtos de comercialização (CCC), identificando as motivações e problemáticas para a inserção deles nesses circuitos, diferenciando-os em clusters, conforme a orientação de mercado praticada. Foi identificado que todos possuem sensibilidade para formas de...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Marketing de relacionamento; Agricultura familiar; Análise multivariada; Mercados; Produto orgânico.
Ano: 2018 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032018000300517
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RELACIONAMENTO COLABORATIVO EM CANAIS DE MARKETING DE HORTALIÇAS: UM ESTUDO DE CASO AgEcon
Pimenta, Marcio Lopes; Boas, Luiz Henrique de Barros Vilas; Pelari, Andre Luiz Zo; Soares, Raquel Santos.
O marketing de relacionamento fornece a definição de construtos envolvidos na relação entre entidades que transacionam ao longo de um canal de marketing. Construtos como poder, dependência, confiança, comprometimento, cooperação, conflito, incerteza e oportunismo contribuem para realizar análises destas relações em um contexto prático. Os principais canais de marketing de hortaliças no Brasil são caracterizados por estruturas de regulação por preço, pela informalidade nas transações e pelo oportunismo dos agentes atacadistas. Por meio de entrevistas em profundidade entre a díade: produtor rural/ atacadista Ceasa Contagem, pôde-se constatar que uma estratégia de verticalização pode reduzir as disfunções provocadas por estas estruturas, equilibrando os...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Marketing de relacionamento; Hortaliças; Díades de canal; Relationship Marketing; Vegetables; Channel Dyads; Marketing.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/113349
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Relacionamento e fidelização entre agricultores e consumidores em grupos de venda direta de alimentos agroecológicos em Florianópolis-SC Rev. Econ. Sociol. Rural
Lovatto,Amanda Biesek; Miranda,Dayana Lilian Rosa; Rover,Oscar José; Bracagioli Neto,Alberto.
Resumo: Nas últimas décadas surgiram movimentos contrários ao modelo agroalimentar hegemônico, que prezam pelos valores de qualidade, tradição, confiança e proximidade, geralmente baseados em circuitos curtos de comercialização. Este artigo analisa o relacionamento entre agricultores e consumidores e a fidelização destes, adotando a abordagem do marketing de relacionamento, em grupos de venda direta denominados células de consumidores responsáveis (CCR). A metodologia utilizada nesta pesquisa incluiu observação participante, aplicação de questionários e acompanhamento de trabalho da equipe institucional. Identificou-se que as esferas da produção e do consumo avançaram e mostraram-se interessadas no estreitamento de relações, embora ainda haja afastamento...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Circuitos curtos de comercialização; Marketing de relacionamento; Fidelidade de consumidores; Produto orgânico.
Ano: 2021 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032021000300207
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